quinta-feira, 29 de julho de 2010
Joanna Noëlle Blagden Levesque
Joanna Noëlle Blagden Levesque, mais conhecida como JoJo, nasceu dia 20 de Dezembro de 1990, em Brattleboro, Vermont, Estados Unidos.
Filha de Diana Levesque e Joel Maurice Levesque, foi criada nas cidades de Keene, New Hampshire e Foxborough, em Massachusetts. Sempre recebeu incentivos às artes. Seu pai cantava como hobbie e sua mãe fazia parte de um coral na igreja e participou de um grupo teatral.
Durante seus primeiros anos, ouvia e aprendia vendo a mãe praticar suas técnicas vocais. Começou a cantar aos dois anos de idade imitando a mãe, cantando desde cantigas infantis a ritmos fortes como R&B, Jazz e Soul. Enquanto criança, JoJo tinha um QI de gênio e começou a participar de festivais musicais e atuar em peças locais.
Depois de um teste no programa Kids Say The Darndest Things: On The Road In Boston, conseguiu uma vaga no show cantando a música Respect de Aretha Franklin. Pouco tempo depois, ela foi convidada a se apresentar no Oprah Winfrey Show. Além disso, fez performances no Maury, em um quadro de jovens talentos do programa. Declarou que mesmo naquela época, nunca teve medo de fazer performances.
O apelido — usado como nome de carreira — vem de um apelido de infância. Depois de aparecer em talk shows, no McDonald’s Gospel Fest cantando I Believe In You And Me de Whitney Houston, e no programa de TV America’s Most Talented Kids, o produtor Vincent Herbert entrou em contato com a mãe dela, a convidando a fazer testes para a gravadora Blackground Records (da qual ela faz parte ainda hoje).
Gravou uma fita demo em 2001, aos 10 anos de idade, com covers de várias músicas conhecidas de cantores como Wilson Pickett, Etta James, Aretha Franklin, Stevie Wonder e The Temptations. Foi depois disso que começou a trabalhar em seu primeiro disco e não parou mais.
Seu primeiro single, Leave (Get Out) foi lançado em 2004. Antes do lançamento do álbum, a cantora embarcou em sua primeira turnê, chamada Cingular Buddy Bash, com Fefe Dobson, Young Gunz e Zebrahead. Percorreram 9 shoppings americanos cantando músicas de seu próprio repertório. Foi então que começou a se tornar conhecida em território americano. Quando o single alcançou o número 1 do Top 40 Mainstream, se tornou (aos 13 anos) a artista solo mais jovem a ter uma música no topo das paradas americanas.
Co-escreveu duas das músicas do álbum de estréia, e escreveu e co-produziu uma. O segundo single, Baby It’s You, com participação do rapper Bow Wow, recebeu certificado de ouro nos Estados Unidos, atingindo a 22ª posição na Billboard e a 8ª na Inglaterra. O último single do álbum, Not That Kinda Girl, lançado em 2005, não demonstrou resultados expressivos nos Charts, mas teve uma boa divulgação com um ótimo clipe.
Em 2004, participou do Come Together Now, um single que foi gravado em caridade para arrecadar fundos para as vítimas do Tsunami na Ásia em 2004 e do Furacão Katrina em 2005. Ainda em 2005, anunciou que estava namorando o jogador de futebol Freddy Adu. Naquele mesmo ano, a Primeira Dama americana, Laura Bush, pediu pessoalmente para que ela se apresentasse em um especial de Natal em Washington, transmitido pelo canal TNT e apresentado pelo Dr. Phil e sua esposa, Robin McGraw. Apesar de ter participado de vários outros eventos do Partido Republicano, declarou publicamente que não concordava com algumas coisas que o Presidente Bush havia feito. Em 2005, se apresentou em um show chamado Hope Rocks, que visava a arrecadar fundos para uma instituição de tratamento contra o câncer e apresentou a contagem regressiva para o Grammy Awards em 2006.
Depois de aparecer nas séries The Bernie Mac Show e American Dreams, JoJo foi chamada para trabalhar com Emma Roberts e Sara Paxton, como Hailey no filme Aquamarine. Na história, ela e a melhor amiga vivem diversas aventuras depois de descobrir uma sereia que ficou presa em uma piscina. O filme estreou em 5º lugar entre os mais assistidos, faturado 7,5 milhões de dólares na primeira semana.
No dia 28 de abril, repetiu a dose, estreando seu segundo filme, Férias No Trailer, com o comediante Robin Williams. O filme foi o mais assistido na semana de sua estréia, faturando impressionantes 69,7 milhões de dólares. Curiosamente, foi selecionada pelos produtores de Férias No Trailer para substituir uma atriz que já havia sido escolhida para fazer parte do elenco, mas teve de sair.
Naquele mesmo ano, em uma entrevista para uma revista americana, declarou que Beyoncé é a sua cantora favorita e que se inspirava nela. Também declarou que se encontrou com Beyoncé e expressou como ela a inspirava.
No dia 15 de agosto de 2006, JoJo lançou um single que daria um novo rumo a sua carreira: Too Little Too Late. Visivelmente mais madura, ela mostrava que havia mesmo vindo para ficar. Em setembro, anunciava o fim do namoro (de 3 anos e meio) com Freddy Adu. O segundo álbum, The High Road, foi lançado no dia 17 de outubro do mesmo ano. O álbum estreou na 3ª posição da Billboard atrás de Press Play, de Diddy e The Open Door, do Evanescence. Produzido por Scott Storch, Swizz Beatz, J.R. Rotem, Corey Williams, Soulshock & Karlin e Ryan Leslie, recebeu várias críticas positivas.
Apesar do enorme sucesso alcançado por Too Little Too Late mundialmente, o segundo single, How To Touch A Girl, teve um desempenho inferior. O single não chegou a entrar no Billboard Hot 100 e chegou à 66ª posição no Billboard Pop 100. Anything, terceiro single, não recebeu praticamente nenhuma divulgação e foi provavelmente o single menos bem-sucedido já lançado por JoJo.
Já em 2007, uma versão que supostamente era em resposta ao hit Beautiful Girls, de Sean Kingston, vazou na internet e se tornou uma sensação instantânea. O cover chegou a entrar para o Top 40 da Billboard mesmo sem divulgação de um single oficial. Algum tempo depois, deixou uma mensagem em seu MySpace dizendo que queria que os fãs se decidissem entre Coming For You e Let It Rain para quarto single de The High Road. Também declarou que faria uma turnê nos Estados Unidos e na Europa para promover o álbum.
E foi o que aconteceu. Durante o segundo semestre de 2007, fez vários shows cantando músicas do The High Road, do primeiro álbum de covers de outros artistas famosos. Apesar de não oficial, a turnê chegou a passar pelo Brasil durante o Pop Rock Brasil, em novembro daquele ano.
No dia 1 de dezembro de 2007, ganhou o Boston Music Award na categoria Vocalista Feminina do Ano com Too Little Too Late. Na mesma época, The High Road conseguiu a certificação de Platina nos Estados Unidos. Na época do Natal, anunciou que estava escrevendo músicas para seu novo álbum, que ela planejava que fosse lançado quando ela completasse 18 anos. Disse que queria que os fãs percebessem seu amadurecimento musical e que queria cantar algumas das músicas que ela mesma havia escrito.
No dia 10 de fevereiro de 2008, disse em seu blog que esperava lançar o álbum no outono e que o single provavelmente sairia antes disso. No dia 8 de abril de 2008, revelou que estava trabalhando no álbum e revelou o título: All I Want Is Everything. Também disse que estava trabalhando com vários produtores, como: Tank, DJ Toomp, J. Moss, Toby Gad, The Underdogs, Danja, J.R. Rotem, Billy Steinberg, Bryan-Michael Cox, Marsha Ambrosius, Madd Scientist, Tony Dixon, Eric Dawkins e J. Gatsby. No dia 3 de julho ela disse que já havia terminado 75% do material para o álbum e que de todas as músicas, apenas uma não era de sua autoria. Também disse que será o álbum mais pessoal de sua carreira e várias músicas refletem o fim de seu relacionamento com o jogador Freddy Adu.
Em 2008, voltou com tudo à sua carreira como atriz. True Confessions Of A Hollywood Starlet conta a história de Morgan Carter (JoJo), uma atriz adolescente de Hollywood que se envolve em diversos problemas com paparazzi e álcool em festas diárias. É enviada para morar com uma tia no interior em um plano arquitetado pela mãe e o empresário e lá descobre como ser uma adolescente normal apesar de todos os problemas. Foi seu filme mais maduro, apesar de ter sido consideravelmente pouco divulgado — já que foi exibido apenas pela TV.
No fim de agosto deste ano, postou em seu MySpace uma faixa-cover de Can’t Believe It, de T-Pain. No dia seguinte ela postou uma declaração em seu blog dizendo que o álbum havia sido adiado para 2009 e que havia disponibilizado a música para que os fãs pudessem ter algo novo enquanto esperavam pelo novo single.
Atualmente, está dando um tempo na vida pública. Continua trabalhando no terceiro álbum, que conta com a participação de vários produtores de peso e será lançado em 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário